Formação

O projecto tem por base um conjunto de ações de formação/capacitação, para agentes culturais e outros, que se inscrevem nos objectivos da Unesco, tendo contado com o apoio institucional e material desta entidade nas actividades desenvolvidas em Cabo Verde. Porque se pretende alargar o seu âmbito geográfico, serão feitos contactos com as Delegações da UNESCO, nos diferentes países da CPLP.
A acção visa, por um lado, capacitar os agentes locais para a protecção e valorização do seu património e. por outro, fomentar a criação de redes entre associações e empresas no sentido de criar novos nichos empreendedores que fixem as populações ao seu território, através de uma plataforma comum, virtual, que faça uma mostra internacional do património material e imaterial destes países. Para tal, a SPHAERA MUNDi, apresentou à Universidade Lusófona um curso CESP – «Artes e oficios tradicionais e empreendedorismo cultutal», já aprovado pelo ME, e a iniciar no próximo ano letivo.
Com o desenvolvimento do turismo do conhecimento e de núcleos eco-museológios, integrados no centro de interpretação do património material e imaterial, como plataforma para a impulsão de redes interassociativas de artesãos e produtores locais, o projecto contribui para o desenvolvimento do sector cultural local e regional, através do desenvolvimento de um turismo de conhecimento e de uma plataforma virtual para a realização de exposições interactivas que contribuam para a melhoria do rendimento dos artistas, artesãos e produtores locais. Pretende-se também, aumentar a criação de empregos e reforço do empreendedorismo ligado ao turismo de conhecimento e ao património material e imaterial, definindo circuitos temáticos com a promoção de produtos locais, do artesanato à gastronomia, formando guias locais e ligação ao sector privado (hotelaria, lojistas, cruzeiros).
Em suma, através do reforço, redescoberta e identificação do património material e imaterial, comum e distinto, a acção pretende criar uma ligação directa à geração de rendimento sustentável e oportunidades de emprego, promovendo a apropriação e uma liderança forte a nível local.