Categorias

Tim Ingold e a Antropologia da Educação

Resultado de imagem para TIM Ingold

Tim Ingold, é antropólogo inglês, nascido em 1948. Os seus trabalhos de antropologia social tem vindo a ser marcados pela ideia de colocar o ser humano no centro da filosofia. Co um obra variada, aborda as questões da paisagem, da linguagem, das relações com a técnica e arquitetura, a teoria antropológica, a criatividade, a relação com a natureza etc

O seu contributo para o conhecimento das relações das sociedades com a natureza, onde trabalha as questões das perceções de risco e segurança, é o fundamento da sua abordagem educacional. Deste modo vê a antropologia como uma atividade educacional, através da qual a descrição do mundo é acompanhada duma prática do mundo. Uma visão que se contrapões aos modelos tradicionais de transmissão genética e cultural, fundados na aliança da biologia neodarwiniana e das ciências cognitivas.

A sua abordagem relacional que balancei entre as ações (habilidades) corporizadas, a percepção e a ações em contexto (social e ambiental) explica o desenvolvimento das comunidades e os usso dos diferentes recursos. Essa visão da totalidade do mundo leva-o uma proposta de prática educativa baseada no encontro com os outros, no exercício da descrição dos outros como reconhecimento. Par Ingold o ser humano, existe em relação, sente esse mundo e vive-o em movimento. O mundo esta em constante recriação,  o ser molda-se ao espaços e tempo à medida dos encontros que tem.