Oficina Museália Criativa –

Oficina Museália Criativa – melhorar a comunicação e valorizar projetos”

Nathália Pamio

Acontecem no âmbito do Projeto “Educação Patrimonial”, da Cátedra UNESCO “Educação, Cidadania e Diversidade Cultural”

A oficina desdobra-se em dois formatos e propõe apresentar estratégias simples para melhorar a comunicação e valorizar os projetos que estão a ser desenvolvidos pelos professores, bem como aproximar esses recursos dos alunos, em especial de classes especiais.

Os objetivos principais são trabalhar conceitos de planeamento de exposição e pensamento expográfico; apresentar recursos expográficos criativos, acessíveis e tecnológicos; e melhorar a comunicação a fim de valorizar os projetos desenvolvidos na escola em complemento ao sistema de avaliação padrão adotado pelo IGEC.

Para os Professores da rede de ensino público, funcionários da escola e participantes dos projetos inclusivos em desenvolvimento no Agrupamento Escolar: iniciamos com a indicação de recursos mecânicos e de recursos tecnológicos, tais como QrCode e Realidade Aumentada a partir do HP Reveal, com o objetivo de que possam ser adaptados à realidade da escola e aplicáveis às atividades que estão a ser produzidas no Agrupamento Escolar, complementados por bibliografia de apoio. A partir disto, trabalhamos atividades práticas com o propósito de discutir e construir o pensamento estrutural da expografia e sua funcionalidade na rotina de expor da escola.

Com os alunos, trabalhamos de forma dinâmica a criação um QrCode e formas como este pode ser inserido no contexto escolar e, em seguida, uma breve animação a partir do Microsoft Power Point para alimentar o marcador escolhido para a Realidade Aumentada na aplicação HP Reveal – essas atividades tem como objetivo aclarar a aplicabilidade dos recursos no âmbito da escola.

As oficina foram realizadas oficinas em:

  • Agrupamento de Escolas de Santo Antonio, Barreiro [Professores]
  • Agrupamento de Escolas do Alto Lumiar, Lisboa [Professores e Alunos]
  • Agrupamento de Escolas Mães d’Água, Amadora [Professores e Alunos]
  • Agrupamento de Escolas Rainha D. Leonor / Escola Básica de Santo Antonio, Lisboa [Professores]