Implicações Educacionais dos Estilos de Aprendizagem, segundo KOLB

Implicações Educacionais

Os estágios e o ciclo de aprendizagem de Kolb (1984) podem ser usados pelos professores para avaliar criticamente a oferta de aprendizagem normalmente disponível para os alunos e para desenvolver oportunidades de aprendizagem mais apropriadas.

Os educadores devem garantir que as atividades sejam planeadas e realizadas de forma a oferecer a cada aluno a chance de se envolver da maneira que melhor lhes convier.

Além disso, os indivíduos podem ser ajudados a aprender mais eficazmente pela identificação de seus estilos de aprendizagem menos preferidos e pelo fortalecimento deles por meio da aplicação do ciclo de aprendizagem experiencial.

Idealmente, as atividades e o material devem ser desenvolvidos de forma a aproveitar as habilidades de cada estágio do ciclo de aprendizagem experiencial e levar os alunos a todo o processo em sequência.

Publicado por Pedro Pereira Leite

Dinamizador do Museu Educação Global e Diversidade Cultural Museu Afro Digital - Portugal.