Estilos de Aprendizagem segundo KOLB – Descrições

Conhecer o seu próprio estilo de aprendizagem de outra pessoa permite orientar as aprendizagens de acordo com o método preferido. Face a um qualquer estímulo, todos respondemos a diversos estilos e formas de de aprendizagem. De uma forma ou outra a escolha de um estilo depende da forma que melhor se adapte a uma dada situação e de acordo com as preferências de estilos de aprendizagem de cada pessoa.

As descrições dos quatro estilos de aprendizagem segundo Kolb são as seguintes:

Divergindo (sentindo e observando – CE / RO)

Essas pessoas são capazes de ver as coisas de diferentes perspectivas. Eles são sensíveis. Eles preferem observar em vez de fazer, tendendo a reunir informações sobre situações de vários pontos de vista diferentes.

Kolb chamou esse estilo de ‘divergente’ porque essas pessoas têm melhor desempenho em situações que exigem geração de ideias, por exemplo, brainstorming. Pessoas com estilos de aprendizagem divergentes têm amplos interesses culturais e gostam de coletar informações.

Eles se interessam pelas pessoas, tendem a ser criativos e emocionais e tendem a ser fortes nas artes. Pessoas com estilos divergentes preferem trabalhar em grupos, ouvir com a mente aberta e receber feedback pessoal.

Assimilar (observar e pensar – AC / RO)

A preferência de aprendizagem por Assimilação envolve uma abordagem concisa e lógica. Ideias e conceitos são mais importantes do que pessoas. Essas pessoas requerem uma boa explicação clara, em vez de uma oportunidade prática. Eles se destacam em compreender informações abrangentes e organizá-las em um formato claro e lógico.

Pessoas com um estilo de aprendizagem or assimilação são menos focadas nas pessoas e mais interessadas em ideias e conceitos abstratos. Pessoas com esse estilo são mais atraídas por teorias lógicas do que por abordagens baseadas em valores práticos.

Este estilo de aprendizagem é importante para a eficácia nas carreiras de informação e ciências. Em situações de aprendizagem formal, as pessoas com este estilo preferem leituras, palestras, explorando modelos analíticos e tendo tempo para refletir sobre as coisas.

Convergindo (fazendo e pensando – AC / AE)

Pessoas com um estilo de aprendizagem convergente podem resolver problemas e usar seu aprendizado para encontrar soluções para questões práticas. Eles preferem tarefas técnicas e se preocupam menos com as pessoas e os aspetos interpessoais.

Pessoas com um estilo de aprendizagem convergente são as melhores em encontrar usos práticos para ideias e teorias. Eles podem resolver problemas e tomar decisões, encontrando soluções para perguntas e problemas.

Pessoas com um estilo de aprendizagem convergente são mais atraídas por tarefas e problemas técnicos do que por questões sociais ou interpessoais. Um estilo de aprendizagem convergente permite habilidades especializadas e tecnológicas. Pessoas com um estilo convergente gostam de experimentar novas ideias, simular e trabalhar com aplicações práticas.

Acomodação (fazer e sentir – CE / AE)

O estilo de aprendizagem por acomodação é ‘prático’ e se baseia na intuição em vez da lógica. Essas pessoas usam a análise de outras pessoas e preferem uma abordagem prática e experiencial. Eles são atraídos por novos desafios e experiências, e pela realização de planos.

Eles geralmente agem com base no instinto ‘perceção intuitiva”’ em vez de análise lógica. Pessoas com um estilo de aprendizagem por acomodação tendem a depender de outras pessoas para obter informações do que realizar suas próprias análises. Este estilo de aprendizagem prevalece na população em geral.

Publicado por Pedro Pereira Leite

Dinamizador do Museu Educação Global e Diversidade Cultural Museu Afro Digital - Portugal.