Estilos de Aprendizagem segundo Kolb

A teoria de aprendizagem de Kolb (1974) estabelece quatro estilos de aprendizagem distintos, que são baseados em um ciclo de aprendizagem de quatro estágios acima descritos. Kolb explica que pessoas diferentes naturalmente preferem estilos de aprendizagem diferentes.

Vários fatores influenciam o estilo preferido de cada pessoa. Por exemplo, ambiente social, experiências educacionais ou a estrutura cognitiva básica do indivíduo.

O que quer que influencie a escolha do estilo, a preferência do estilo de aprendizagem em si é o produto de dois pares de variáveis ou ‘escolhas’ separadas que fazemos, e que Kolb apresentou como um diagrama onde duas linhas se cruzam e em que cada eixo representa pares de oposições ou conflitos.

Uma apresentação típica dos dois continuos de Kolb é que o eixo das abscissas (horizontal) é chamado de Continuum de Processamento (como abordamos uma tarefa), representando a oposição entre a experiencia ativa e a observação reflexiva;  e o eixo das coordenadas (vertical) chamado de Continuum de Perceção (nossa resposta emocional, ou como pensamos ou sentimos sobre isso), representando a oposição entre a experiência concreta e abstração concetualizada.

Kolb acreditava que não podemos realizar ambas as variáveis em um único eixo ao mesmo tempo (por exemplo, pensar e sentir). Nosso estilo de aprendizagem é um produto dessas duas decisões de escolha.

Frequentemente, é mais fácil ver a construção dos estilos de aprendizagem de Kolb em termos de uma matriz. Cada estilo de aprendizagem representa uma combinação de dois estilos preferidos. A matriz também destaca a terminologia de Kolb para os quatro estilos de aprendizagem; divergindo, assimilando e convergindo, acomodando:

Experimentação Ativa (Fazer)Observação Reflexiva  (Observar/escutar ativamente)
Experiencia Concreta  (Sentir- Percecionar)Acomodação (sentir e fazer (CE/AE)Divergir   Sentir e Observar (CE/RO)
Concetualização (Pensamento abstrato)Convergir Pensar e Fazer (AC/AE)  Assimilar Fazer e observer (AC/RO)

Elaborado com base em McLeod, S. A. (2017, Oct 24). Kolb – learning styles. Retrieved from https://www.simplypsychology.org/learning-kolb.html

Publicado por Pedro Pereira Leite

Dinamizador do Museu Educação Global e Diversidade Cultural Museu Afro Digital - Portugal.