Estilos de Aprendizagem em Kolb

Os ciclo de aprendizagem experimentais

David Kolb publicou seu modelo de estilos de aprendizagem em 1984, a partir do qual desenvolveu seu inventário de estilos de aprendizagem.

A teoria da aprendizagem experiencial de Kolb funciona em dois níveis:

• um ciclo de aprendizagem de quatro estágios
  • e quatro estilos de aprendizagem separados.

Grande parte da teoria de Kolb está preocupada com os processos cognitivos internos do aluno. Kolb afirma que a aprendizagem envolve a aquisição de conceitos abstratos que podem ser aplicados de forma flexível em uma variedade de situações. Na teoria de Kolb,a motivação para o desenvolvimento de novos conceitos é fornecido por novas experiências.

“Aprender é o processo pelo qual o conhecimento é criado por meio da transformação da experiência” (Kolb, 1984, p. 38).

O ciclo de aprendizagem experiencial A teoria do estilo de aprendizagem experiencial de Kolb é tipicamente representada por um ciclo de aprendizagem de quatro estágios em que o aluno “toca todas as bases”:

1. Experiência concreta – é uma nova experiência ou uma situação que é encontrada, ou uma reinterpretação duma experiência anterior.

2. Observação reflexiva da nova experiência – de particular importância para detetar qualquer inconsistência ou desconformidade entre a experiência e sua compreensão.

3. Conceptualização abstrata – a reflexão dá origem a uma nova ideia ou modificação de um conceito abstrato existente (a pessoa aprendeu com a sua experiência).

4. Experimentação ativa – quando se aplicam as novas ideias no mundo ao para ver o que acontece.

Kolb (1974) vê a aprendizagem como um processo integrado em que cada estágio se apoia mutuamente e alimenta o próximo. É possível entrar no ciclo em qualquer etapa e acompanhá-lo em sua sequência lógica.

No entanto, a aprendizagem eficaz só ocorre quando um aluno pode executar todos os quatro estágios do modelo. Portanto, nenhuma etapa do ciclo é eficaz como procedimento de aprendizagem por si só.

Publicado por Pedro Pereira Leite

Dinamizador do Museu Educação Global e Diversidade Cultural Museu Afro Digital - Portugal.