ARTE É COISA A SER REPENSADA

A Palavra - Blog

(obvious)
por William Felipe Zacarias

Arte é linguagem que comunica e que representa uma ou várias realidades. Arte é o parto de novas ideias, a configuração da verdade ou sua busca. Arte é aquilo de mais próprio no ser humano, a composição de si mesmo e do seu contexto. Arte é a revelação do que está escondido, é “verbo que se torna carne”. Seja na música, no cinema, em esculturas, quadros, livros… Arte sempre é um fenômeno que revela a interioridade de seu autor e comunica à interioridade do leitor.

Dionysos2.jpg
Reclining Dionysos, 447-433 aC. (Museu Britânico).

Para a antiguidade grega, arte era expressão do belo. Belo era tudo aquilo que expressava um sentido, uma verdade, uma harmonia. O sentido estava nas esculturas, a verdade na filosofia, a harmonia na música. Pitágoras fazia arte com matemática e, concomitantemente, com a música. Desarmonia significava o mesmo que “mentira, falsidade.” Arte, porém…

Ver o post original 690 mais palavras

Publicado por Pedro Pereira Leite

Dinamizador do Museu Educação Global e Diversidade Cultural Museu Afro Digital - Portugal. Museu da Autonomia.