Gonçalo Ribeiro Teles e a Paisagem

Sobre a Casa dos Vinte e Quatro em Lisboa a a paisagem de Lisboa em Encontos do Património

Ideias

.Unidades de Paisagem –

.Colocar a paisagem em contexto e em relação

.Olhar o outro para integrar

.A paisagem como construção no tempo e no espaçao

As paisagens com história. Como é que a paisagem se constroi a partir das dinâmicas do território.

in Museu da Paisagem
“O homem desempenha na modelação da paisagem um papel muito importante, pode ser considerado, neste aspeto, como um autêntico criador de beleza. Toda a atividade humana tem como fim a satisfação das suas necessidades, quer espirituais, quer materiais. (…) A paisagem terá de ser considerada como um todo orgânico e biológico em que cada elemento é interdependente, influenciando e sofrendo da presença dos restantes participantes. A reciprocidade é a lei fundamental da natureza. Cada geração tem uma parcela relativamente pequena na construção duma paisagem, podendo, no entanto, ter um papel profundo na distribuição do equilíbrio geral.” in Ribeiro Telles G. (2011), Textos escolhidos. Argumentum, Lisboa

“A compreensão da paisagem é indispensável para nela se poder actuar, e nessa compreensão há que entender o relacionamento entre os diferentes que a compõem e o seu comportamento. O funcionamento global da paisagem, em cada momento, traduz-se sempre pela procura dum equilíbrio dinâmico e duma estabilidade temporal. A acção do homem poderá então determinar um caminho mais consentâneo com os os seus interesses no sentido da diversidade biológica e dum maior potencial genético e de vida.” in Caldeira Cabral F., Ribeiro Teles G. (1999), A árvore em Portugal. Assírio e Alvim, Lisboa.

Publicado por Pedro Pereira Leite

Dinamizador do Museu Educação Global e Diversidade Cultural Museu Afro Digital - Portugal. Museu da Autonomia.