Cidade Mundo Leituras Sem categoria

Suão

Suão ou sueste é vento quente que sopra das areias do grande deserto do Sahara. Anuncia-se através de uma nuvem de poeira que se levanta dos lados nascente, encapelando o mar, na costa algarvia. Ondas quentes de três a cinco metros que se arremessam com fúria sobre o areal. Simultaneamente uma humidade pegajosa toma conta do corpo.

Nos dias de sueste, encobertos e encaracolados há pouco para se fazer. Saborear e observar as mudanças. Esperar por melhores dias para a praia. Consertar algumas coisas que ficaram para trás. E talvez provar um bom vinho Merlot.

O suão transporta uma massa de ar quente e seca que atrai chuva. No sul o povo diz os seguintes provérbios sobre o vento suão:

“O vento suão cria palha e pão”.

“Vento suão, chuva na mão: de inverno sim, de verão não”