Diversidade Cultural

Vinho: Museologia e Globalização III

1.3 Cor e luminosidade

A avaliação sensorial do vinho envolve a avaliação da sua aparência, aromas, sabor, sabor e textura ou sensação na boca do vinho usando os sentidos da visão, do olfato, do paladar e do tato. A perceção dos atributos sensoriais contribuídos pelos vários componentes do vinho – principalmente álcool, açúcares, ácidos, cor e tanino e compostos de aroma e sabor – determina nossa impressão geral da qualidade do vinho.

A observação do vinho é o primeiro passo para avaliar o vinho. Basta olhar para a sua cor e verificar se tem uma cor limpa e brilhante. A sua clareza do permite a sua avaliação visual. A sua cor é descrita em termos de intensidade ou profundidade e matiz ou tonalidade da cor.

Na descrição da tonalidade da cor dos vinhos brancos e tintos incluem termos que vão do incolor a amarelo dourado, para os vinhos brancos; de laranja a rosa salmão para vinhos rosés, e de rubi a roxo e cor de tijolo para vinhos tintos. Em alguns casos a tonalidade do vinho pode ser descrita como castanha. Em vinhos generosos isso poderá ser aceitável, mas geralmente indica que os vinhos estão oxidados, o que é frequente em vinhos brancos antigos.

Os vinhos comerciais geralmente apresentam uma boa cor e podem ser descritos como brilhantes, brilhantes, límpidos ou transparentes. Em contraste, vinhos de baixa clareza podem ser descritos como opacos ou turvos, nubloso ou pastoso

A avaliação visual do vinho também pode indicar a sua idade, o seu estilo e a qualidade do vinho. A cor do vinho intensifica-se significativamente com o seu envelhecimento. Por exemplo, um vinho branco jovem pode apresentar inicialmente uma tonalidade pálida, palha ou até mesmo incolor, mas com o tempo, a cor tenderá a tornar-se mais amarelada. Da mesma forma, a intensidade de uma cor de vinho tinto irá diminuir com a sua idade.

Os tons roxos de um vinho tinto jovem irão gradualmente progredir para vermelho e então vermelho tijolo e, eventualmente, vermelho acastanhado à medida que envelhecem.

A viscosidade de um vinho fornece uma indicação de seu corpo e, portanto, das suas caracterisitica, e pode ser facilmente avaliada girando o copo espalhando o vinho pelas paredes do copo. Vinhos que contêm altos níveis de açúcar ou álcool podem rasgar a superfície do vidro devido à tensão superficial. Esse movimento vai ajudar a libertar os aromas e dá-lhe uma perceção da força do vinho, pela maior ou menor viscosidade da lágrima que fica nas paredes do copo. Vinhos doces e fortificados são bons exemplos de vinhos viscosos. Os vinhos de corpo leve são consideravelmente menos viscosos e, portanto, parecerão mais aquosos em comparação.