Categorias
Cidade Mundo Diversidade Cultural Sem categoria

II – Nortada

Vento de Noroeste ou nortadas. Diz-se entre os habitantes do litoral estremenho, que “primeiro de agosto, primeiro de inverno!” Trata-se dum vento frio, que na costa ocidental da Península, sopra do Norte e Noroeste. Os cientistas justificam o vento como um exemplo da chamada Força de Coriolis, um experiencia que o pendulo de Foucault demonstra.

Pseudoforças de Coriolis é centrífuga. Na física é uma pseudoforça, uma força inercial que equilibra a dinâmica circular (duma “força” centrífuga) em relação a um determinado ângulo. Depende da velocidade do corpo em relação ao eixo de rotação. “ Pode-se assim dizer que a pseudoforça centrífuga é o componente estático da força inercial que se manifesta no referencial em rotação enquanto que a pseudoforça de Coriolis é o componente dinâmico.” Diz a Wilkipedia

Nortada nos Arrifes da Coelha

Ela explica os movimentos das massas de ar na superfície terreste, neste caso na origem dos ventos de nortada, que são predominantes com a deslocação mais para sul do anticiclone dos Açores a partir de meados do verão.

O vento de norte torna-se portante dominante até ao final da primavera seguinte. São ventos que são, de um modo geral constantes e que facilitaram as navegações de cabotagem à vela de norte para sul, e por consequência, obrigavam a navegação à bolina no sentido inverso.

Por Pedro Pereira Leite

Dinamizador do Museu Educação Global e Diversidade Cultural
Museu Afro Digital - Portugal.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.