Cidades turísticas

A pandemia do covid 19, e o confinamento mostrou as fragilidades da monocultura do turismo de massa. Dum dia para o outro, despareceram os fluxos de turistas.

As cidades turísticas são cidades diferentes. Cidades voltadas para o ócio e lazer. Na sua funcionalidade dispensam alguns tipos de equipamentos e sao mais exigentes em relação a outros. As suas infraestruturas tambem sao diferentes. Pensadas para o ócio, tem mais exigencia de água e energia, um saneamento mais eficiente e sem rupturas. São  infraestruturas pensafas para picos de procura.

Com o deaconfinamento resurgem os turistas de massas. Primeiro nacionais em busca de sol. Ainda nao sao os ingleses e alemães. Mas lá chegarao!

Entretanto, em Albufeira, cidade turistica, depois de meses desertificada, o bulício dos dias de verão fazem ressurgir visitantes.

Ha alguma normalidade no ar, apesar de ainfa ser uma esperança. Será mesmo o retorno?