Leituras

XXVII – “Algo vai mal no Reino da Dinamarca” (O Lugar dos Museus de Portugal no Mundo XI)

Celebra-se hoje o Dia Internacional da Diversidade Cultural para o Dialogo e Desenvolvimento ( World Day for Cultural Diversity for Dialogue and Development .

“Algo vai mal no Reino da Dinamarca” escreveu William Shakespeare, em Hamlet no fim do seculo XVI. (no original: «Something is rotten in the state of Denmark. Repostava então o personagem ao estado do Reino: a corrupção, a traição, as vinganças e os assassínios que aconteciam então nessa península do noroeste da Europa).

Anos mais tarde, o poeta O’Neill escreveu, “No Reino da Dinamarca”. O que haverá de comum entre as duas obras? Nada. Apenas que nesse poema escrito em 1958 se escreveu “Um adeus português”, a história dum desencontro entre amores.

A 18 de maio celebrou-se o DIM 2020 com o tema Museu para a Igualdade: Inclusão e Diversidade. Estranho que hoje, no “mundo dos museus” ninguém se tenha lembrado de evocar a efeméride. Algo está mal no Reino da Dinamarca!

Como resolver a natureza aristocrática inerente aos museus portugueses para que – para além das proclamações solenes sobre os princípios genéricos gerados em processo convencionais, desenvolvem uma prática de diálogo e de inovação com a sociedade?