Diversidade Cultural

XXV – Museus e Realidade (O Lugar de Portugal no Mundo IX)

Estarão os museus a ler a realidade do mundo. Isto é das sociedades onde se inserem, dos territórios onde se localizam, das comunidades de que fazem parte. Olhando por alto das várias iniciativas produzidas para este dia, no caso dos museus portugueses, encontramos um pouco de tudo.

No catálogo da Pporto de Museus podemos ter uma visão geral das diferentes propostas, neste ANO MARCADO POR A “REABERTURA” DE PORTAS, após o confinamento forçado provocado pelo COVID19.

Entre os casos dos museus que aproveitam o tema para fazerem a divulgação das suas coleções até aqueles que procuraram abordar o tema desenvolvendo os “espólios” das suas coleções, ou procurando novas leituras e narrativas de acordo com este tema, encontramos um retrato desta realidade que é constituída pelos museus portugueses. Essa é uma realidade.

Uma questão que tem sido debatida, debaixo do grande chapéu temático, é o papel que os museus podem ter na redução das desigualdades sociais. Por exemplo, neste dois meses de confinamento, os museus desenvolveram de forma acentuada propostas digitais e de acesso virtual. Um dos resultados que já é conhecido desta “nova realidade” como resposta à pandemia, é que a disponibilidade das coleções on line está longe de ser usas de forma extensiva pela sociedade.

Do que vamos conhecendo, dos dados da transição “forçada” para o digital, é que esse processo acentuou as desigualdades e reforçou o acesso predominantemente elitista da cultural. Os profissionais de museus usaram uma narrativa e processos que se destinaram, fundamentalmente a si próprios. Este efeito de espelho dos processos de digitalização dos museus é um resultado das suas práticas. Será que os museus portugueses, neste DIM2020 estão a contribuir para a promoção da equidade da inclusão e da diversidade em todas as suas dimensões?