economia solidaria

Poética da autonomia XIII Lições do COVID19

Vivemos tempos de contenção. Entre a segurança que nos vendem como estratégia de prevenção do coronovirus, e a supressão de algumas liberdades individuais e coletivas, sobram afetos, encontros e tudo o que seja ligação aos outros.

Ainda há poucos anos, na republicana França discutia-se e proibiu-se o uso do véu islâmico nas salas de aula. Em plena afirmação do então “Estado Islâmico”, surgido das ruinas das guerras imperiais americanas no Iraque e Afeganistão, aproveitando as estratégias de anti insurgência “swarming” na Síria, institui-se essa proibição, sobre as meninas islâmicas. Dum lado defendia-se a liberdade de usos dos sinais religiosos, ainda que discriminatório sobre as meninas. Do outro lado, defendia-se a laicidade do estado, evitando-se os sinais identitários (de outras identidades). Havia quem defendesse a necessidade do professor reconhecer a aluna e evitar a fraude. O Estado acabou a polémica e fez valer a sua autoridade republicana e os véus foram banidos.

Por volta da mesma altura, um várias reações contra as políticas de austeridade neoliberais, os movimentos sociais radicais usaram mascaras de Joker com a finalidade de impedir o reconhecimento facial pelas políticas, sobre quem praticava atos de “rebeldia insurgente” destruindo a propriedade (publica e privada). Falou-se em muitos países de proibir o seu uso nas manifestações livres.

Agora, com o COVID19, como medida de proteção, exige-se o uso de mascaras. É um exemplo de como alteração do valor segurança influencia o valor da liberdade. Vamos ter que repensar esta liberdade para a ver como a vivemos em segurança com os outros.