Museu e Resiliência na Comunidade ao COVID-19

Atividades para desenvolver a resiliência na comunidade, de acordo com as orientações do ICOM

Mais Informações em ICOM

Museum e COVID 19: 8 etapas para apoiar a resiliência da comunidade
Os setores culturais e criativos estão entre os mais afetados pela atual crise do coronavírus (COVID-19), e os museus não são exceção. Reconhecemos os múltiplos desafios enfrentados pelos museus e profissionais do museu durante esse período e instamos os tomadores de decisão e política a alocar rapidamente fundos de ajuda para garantir a sustentabilidade dos museus. Nesse sentido, o ICOM publicou uma declaração que agora está disponível em nosso site.
Estamos monitorando de perto o impacto da crise no setor de museus e aplaudimos as soluções criativas implementadas por museus em todo o mundo para alcançar seus públicos e continuar a se envolver com suas diversas comunidades. Estamos cientes de que não se trata apenas de manter nossas instituições vivas, mas também de mobilizar seus esforços e capacidades para apoiar a resiliência da comunidade e uma recuperação efetiva.
Enquanto trabalhamos em conjunto com nossas organizações parceiras, estamos buscando maneiras concretas pelas quais museus e governos de todos os níveis (local, regional, nacional) podem colaborar para garantir que os museus permaneçam no topo das agendas dos formuladores de políticas.
Gostaríamos também de:
• fornecer sugestões de ações que os museus e profissionais dos museus podem adotar para apoiar a resiliência da comunidade durante e após a crise do COVID-19;
• fornecer exemplos de iniciativas e recursos úteis dos museus no contexto atual.

Garanta sua própria segurança e bem-estar em primeiro lugar;

Procure pensar no que você faz bem e procure formas s alternativas de fazê-lo; tente fazer de uma nova maneira revisite as formas tradicionais de fazer as coisas;

Monitorar desenvolvimentos e mudanças nas necessidades da sociedade; ouça suas comunidades e determine como você pode ajudar;

Lembre-se de que você não está sozinho; manter contato próximo com parceiros, colaboradores e iniciativas da comunidade

Aprenda com o passado

Considere a possibilidade de resposta rápida, coletando e documentando a crise e seu impacto

Aproveite a experiência

Mantenha-se unido e ajude-nos em nossos esforços de advocacy

Confira as iniciativas de advocacia do ICOM:
Leia e compartilhe a declaração do ICOM sobre a necessidade de fundos de assistência para museus durante a crise do COVID-19, bem como a declaração da UNESCO e dos parceiros, co-assinada pelo ICOM, pedindo que a ameaça do COVID-19 seja uma oportunidade para maior suporte para documentação.
Faça a pesquisa do ICOM, museus, profissionais de museus e o COVID-19, que foi projetado para reunir informações sobre como o surto em andamento está afetando o setor de museus em todo o mundo.
Leia a resolução do ICOM 2019 e a declaração do presidente sobre sustentabilidade e assista aos palestrantes inspiradores da sessão Curadoria de futuros sustentáveis ​​através de museus durante a 25ª Conferência Geral do ICOM em Kyoto, Japão, em 2019.
Confira nossos Comitês Nacionais e Internacionais, bem como alianças regionais, organizações afiliadas, comitês permanentes e grupos de trabalho, que estão aqui para ajudar (diretório dos Comitês do ICOM).
Deixe-nos saber se você tem uma experiência que seria útil para outros museus e profissionais de museus no apoio à resiliência da comunidade durante este período difícil!
Entre em contato com nossos coordenadores de museus e sociedades, Afşin Altaylı e Marie Claverie, com quaisquer perguntas ou comentários, em mas@icom.museum