Associativismo Educação patrimonial

Memória dum Mundo Perdido II

Face à profunda crise do setor da cultura em Portugal, diretamente resultante COVID19, será suficiente um pacote de emergência, interrogava num postal anterior.

Talvez sim, nos termos que nos colca Pedro Cardoso Pereira. Será uma oportunidade para fazer uma nova abordagem da gestão do património e dos museus. Uma nova gestão.

Mas independentemente do desenho que esse pacote tenha. Um pequeno exercício sobre o contexto da crise.

A Crise é uma crise da Saude Publica. Tal como tantas outras que ocorreram no passado. A peste negra na idade média. As crises de percevejos que derrotaram as tropas napoleónicas e inglesas em vários cenários de guerra e que estão na base de modernas práticas de higiene; a chamada gripe espanhola nos invernos de 1917-1918. Crise que se deram na Europa e que nos estão mais próximas. Mas outras crises  ouve por esse mundo num tempo mais próximo. A gripe das Aves – a SARS,. A MERS, o Ébola, o Dengue.Talvez tenham sido mais “regionais”. Talvez tenham sido contidas a tempo.

O que sabemos sobre este COVID19 é o seu elevado grau de infeção, que rapidamente se espalhou pelo mundo. Sabemos também que ainda está em expansão. Que o pior pode estar para vir em países da América do Sul, de África e da Ásia. Sabemos que embora ultrapassemos este nosso pico, dentro das nossas fronteiras, vamos ter que estar vigilantes com os “outros”.

Ora estando nós encerrados nos nossos casulos, quem são os outros? Os vizinhos. Os tripeiros ou os alfacinhas? Os espanhóis ou os galegos? Os emigrantes e os refugiados’ os pretos e os ciganos?

Vamos continuar como antes, uma sociedade aberta e tolerante? Ou talvez não…

Quando a crise passar vamos continuar a fazer negócios como sempre?