Leituras

Memórias dum Mundo Perdido

Será a cultura relevante para a resolução da crise do COVID 19? Com esta questão procuramos interrogar a completa ausência da cultura nos discursos sobre a crise.

É certo que há muita atividade cultura nas plataformas digitais. Artistas, cantores, leitores, ultrapassam o isolamento e o encerramento dos equipamentos, criando espetáculos virtuais. Museus disponibilizam visitas virtuais. Bibliotecas ampliam a oferta digital.

Procura-se com isso, não só ultrapassar o isolamento, como também criar alternativas aos rendimentos perdidos.

O Ministério da Cultura lança linhas de emergência para profissionais da cultura. Financiar projetos que estavam agendados para evitar a massiva perda de rendimentos.

A serem verdade, e não tenho razões para duvidar delas (informação dada pela Lusa em 30 de março), várias são as organizações do setor da cultura que alertam para uma situação trágica. Segundo os dados do Sindicato dos Trabalhadores de Espetáculos, 33 % das programações foram canceladas, e 98 % dos trabalhares da área estão ficaram em situação de desempegos ou estão afetados por uma substancial perda de rendimentos.

Se juntarmos a esse dados o encerramento dos museus, das livrarias, das bibliotecas, das salas de exposição, etc. organizações culturais que tradicionalmente são lugares de profissionais liberais, não é difícil de pensar que estamos perante uma profunda tragédia com uma maciça perda de rendimentos dos profissionais, das organizações e de toda a cadeia produtiva do setor criativo.

E sabemos que a situação se irá manter por mais algumas semanas. Portanto será que a questão se resolverá com um “Programa de emergência? (como nos propõe o nosso colega Pedro Cardoso Pereira).