Educação patrimonial Sem categoria

VER- Olhar – Imaginar – Trilogia do Pensamento para Autonomia – Oficina CoViD2020

Feito com Padlet

O projeto destina-se a preparar o Laboratório criativo “Árvore das Memórias – MEDLAB um Laboratório para apoio a trabalho de mediação artística através do para educadores, para a comunidade escolar e para a comunidade local

Apresentação do projeto

A partir das experiências da museologia social desenvolvidas no projeto de pesquisa “Árvores da Memória” em Moçambique, propomos um ponto de encontro sobre a diversidade de conhecimentos e ações no mundo e um espaço para o reconhecimento da ecologia do conhecimento no posicionamento de cada participante para promover a justiça cognitiva no contexto da aprendizagem das comunidades educacionais.

A partir de uma “ciranda” da memória e através do método do sociodrama, desenvolvemos um trabalho sobre a reificação da memória e a produção de inovação social a partir das experiências biográficas dos participantes. O laboratório busca facilitar a criação de um momento de aprendizado com base nas experiências de histórias de vida dos participantes, em suas experiências sociais e em suas comunidades.

Do olhar de si e do outro são convocados para experiências de memórias de grupo que se tecem por meio do reconhecimento da diversidade na construção de narrativas. O reconhecimento da diferença é um pretexto para trabalhar nos diferentes processos que estão presentes no grupo. Cada membro do grupo é convidado a reconhecer a diferença como um exercício de auto-reconhecimento e de seu papel no grupo.

Espera-se que, ao final do trabalho de laboratório, o grupo se reconheça como um conjunto de atores com capacidade de ação e transformação, capazes de reconhecer e resolver seus conflitos e que esse reconhecimento seja apresentado através de um processo de comunicação adequado. A partir da cartografia da memória e do conhecimento local das comunidades, o processo de comunicação é estimulado pelo uso de habilidades cognitivas e emocionais adequadas a cada momento do processo de aprendizagem

Por meio do Laboratório de Educação Patrimonial, é possível que a comunidade escolar seja um agente ativo e participativo na construção de sua aprendizagem essencial, através do mapeamento das referências patrimoniais da comunidade de aprendizagem e sua integração na produção de recursos didáticos para a aprendizagem significativa

O Laboratório Criativo de Educação Patrimonial “Árvore das Memórias” é um espaço de encontro para vincular conhecimentos no contexto escolar, que busca criar consciência de si no relacionamento com os outros no contexto da aprendizagem curricular essencial, estimulando a interação entre diferentes disciplinas. abordagens, buscando integrar a flexibilidade curricular.

O laboratório parte da identificação e diagnóstico das questões e problemas relevantes a qualquer momento para os participantes da comunidade de aprendizagem em sua relação com a aprendizagem essencial e busca, por meio de uma metodologia de trabalho do projeto, identificar e responder às perguntas feitas por meio de um projeto. o processo apropriado ao contexto de aprendizagem usando as ferramentas de comunicação apropriadas. Busca-se, através dos procedimentos de criação inclusiva, promover o uso de recursos endógenos das escolas de maneira sustentável e promover processos de relacionamento com a comunidade educacional.