Adágio

A Universalidade Relativa da Verdade

Segundo Montaigne (1533-1592) a verdade é relativa, pois não existe uma universalidade aplicável a todas as pessoas. Na nossa complexidade somos únicos na diversidade do eu e somos iguais no que há de comum no ser .

O caminho para a verdade parte portanto da autodescoberta do ser, para aa descoberta do outro através das trocas de ideias e gestos. .

Miguel de Montaigne é um humanista que assume uma postura ética e observa o real a partir da experiência pessoal. A sua obra é normalmente considerada como o início do género “ensaio” porque escreva a partir de si. Considera que o comportamento humano é errático, fluído, podendo cada individuo assumir comportamentos diferentes, perante o mesmo tipo de situações.