Bubake – Bijagós

O arquipélago dos Bijagós, um conjunto de ilhas na embocadura dos rios de Sena e Guiné, é uma das regiões de rara beleza na Guiné. Visitei hoje a ilha de Bubake.

A pé percorri a estrada que leva a Tabanka de Bijante. Ai, acompanhado de uns miúdos locais, infleti para a esquerda, e por entre uma picada repleta de mangai e cajueiros, desemboquei nom praia paradisiaca. Areia branca. Coqueiros. Ao fundo um pescador e sua canoa. Duas vacas pachorrentas na praia. Os passsaros esvoacavam. Com o calor, tudo amainou.

Umas bananas a taparem o buraco do estômago. Agua carregada na mochila. Na areia o Edu e seus amigos brincavam, como brincam as crianças. Pinotes, mergulhos no mar. Uma velha boia a servir de bola.

Uma especie de paraíso. Regresso ao porto. Entardece na Baia. A calma e a serenidade toma conta do mundo. Sempre foi assim. Uma vezes com mais movimento. Outras com gentrs que partem. Estrangeiros que sao sempre.

GUINÉ #52