Sissoco Virtual

O país esta suspenso desde o final de dezembro. Entre contagens, recontagem , atas e decisões do supremo tribunal, acusações mútuas e suspeitas de fraude, a novela presidencial conheceu hoje um novo episódio .

Um episódio que faz lembrar a Venezuela, quando Gaido se autoproclamou presidente interino a partir do parlamento, num golpe, ou tentativa de golpe a que muitoa vêm mão americana e cumplicidades europeias.

Aqui em Bissau, a diferença é que Embalo Seissoco, o General di povi. Para além do apoio que recolheu, e sera certamente muito, não dispõe dos instrumentos coercivos do poder.

Por isso haje assistimos a uma ópera bufa, duma encenação de possae num hotel, pricurando criar um movimento de revolta.

Para alemnde algumas escaramuças na praca do império, expressas na tentativa de invadir a sede do paigc, nada se passou. As pessoas, sem dinheiro, alhearam se da questão política. Os militares estao calmos. Em suma nada se passa a não set a agitação carnavalesca do Parque Verde que prossegue.

Crónica da Guiné #49