Os Bantabás.

Os Bantabás são lugares de convívio nas aldeias da Guiné-Bissau. No terreiro da aldeia, sao lugares de encontro onde se conversa, onde se fal do quotidiano e de coisas sociais. São nas aldeias tradicionais.

O processo de modernização na cidade tende a substituí estes lugares tradicionais por outros mais “modernos”. Bares, discotecas, contentores de vendas, salas de jogos, etc. Em Bissau a cida vai se modernizado. As roupas tradicionais passam a artefatos de carnaval. Aqui e acolá ainda subsiste, ou melhor vai convivendo comna modernidade. Paradoxalmente outras tradições vao se refocando, que tal como a modernidade, se destinguem pelos sinais exteriores.

Nas aldeias, estes sinais tamvem.sao visiveis. Sobretudo nas tabankas mais próximas das redes viárias. Nas pontas como lhe chamam. Sao conexoes radiais com as tabankas interiores. Ainda que aqui e acolá sejam visíveis Bantabás, a olho nu é visivel que também a modernidade se vai instalando.

Resta a pergunta. E onde se encontram hoje os homens. Pelo que vi nos varandins e pergolas. O modelo de casa é hoje a casa retangular comna tal soleira para os dias de chuva. Ai se cozinha, ai se conversa. Ai se estende as roupas. Ai as mulheres ae reunem para catar piolhos aos catraios. Os homens tomam chá feitos em bules sob as brasas. As casas modernizaram-se. O coletivo da lugar ao individual. Num lugares mais, noutros menos.

Crónica da Guine #46