Trânsitos guineneses

Viajar na Guiné e espstacular. Os 7place sao baratos, vao a todo o lado, embora tenhsm a particularidade guinenese, em que as coisas acontecem, quando tem que aconteceri. Lentamente.

Os drivers sao simpáticos mas ao mesmo tempo loucos. Guiam sempre em frente e so param se houver obstáculo .

No terra é assim mesmo. Um pe de cada vez. La dentro ha uma ordem. Branco vai à frente. Crianca de escola não paga, nas bai di traz. Estao a ver como o kriol flui. A senhora di traz, twm galinha. Agora entrs professora. De óculos, livro di materia, cheirosa. Sai mais a frente, na tabanka da ponta di gori. A meu lado o motorista barafusta com o motar. Sai para colocar óleo de 5 em 5 minutos. Cada vez que para o motor para. E preciso empurrar.

Mas ca chego a Bissau. Um bom momento e uma viagem rápida.

Crónica da Guiné # 42