Nuvens e ventos

O 7place bordeja com cautela a estrada esburacada. A caminho de Ingore, na região do Cacheu, passo baixas de tarrafes, onde as marcas das chuvas permencem no macadame. Ultrapassada a baixa, sobe se uma ligeira colina onde assentam, por vezes as Tabankas, geralmente de pescadores recoletores que armadilham com redes as baixas da mare. Apesar de ligeiramente melhor, a estrafa nrstas colinas, apresenta de quando em vez grande crateras, o que obriga o condutor a cuidados redobrados.

Os 7place são uma.especie de todo o terreno, que à força de viagens sem fim, mostram mazelas nas suspensões, nas chapas, nos vidros. Cada chegada com sucesso e um pequeno milagre.

E para acumular as mezelas, o execesso de carga e passageiros também nao ajuda. Mas cabe sempre mais um.

Avancava eu para Ingore, quando ao longe se formavam uma nuvens avermelhadas. Vinha de norte, da fronteira com o Senegal, que dista a poucos km para norte.

Chegados a Ingore, a estrada divide-se. Para Leste para Bigene, para sul, para Bara-Bissau. Na verdade a região administrativa do Cacheu apanha toda a área entre o Senegal/ Cassamansa e o Rio Mansor, que constitui a região do Biombo. E portanto um importante entreposto, ja que as ligações fluviais não existem. Como entreposto comercial que é, quando o 7place para, logo as quintadeiras se apressam a oferecer água fresca, laranjas, caju, bolinhos de mandioca, bananas. Com alguns tempo pode se mesmo negociar uma galinha, uma cabra ou um porco, para oferecer aos parentea ou a alguém .

Vendedeiras que afluem como o vento. Chegam e partem como bandos de pardais, embora não visto pardais por aqui.

Na Guiné-Bissau quando as nuvens de avolumam, logo vem o vento que dissipa.

Serie Crónica da Guine # 33