Categorias
Sem categoria

Os europeus em África

Nos tempos em que se estudava África, isto é, os problemas inerentes ao continente africano, da diáspora dos seus povos originários (entre as quais a tragédia que foi o tráfico negreiro), das suas línguas e culturas, das suas economias e das questões di desenvolvimento, da sua natureza única, era norma alertar para a sua especificidade. Isto e para aquilo que nela é essencialmente diferente dos europeus.

Uma dessas diferenças é a relação que se tem comna palavra. Em África, a palavra, ou se quisermos a oratura tem um espaço privilegiado.

Ora os meninos que hoje aportam a estas terras chegam cheios de tecnologias, impingem papeis e mais papeis para procurar retratar a realidade. Esquecem com isso o essencial, que é pela ação concertada com o outro, atraves do acordo, que se produz mudanças.

No final dos projetos, sempre cheios de objetivos, de medidas e ações, de propostas de parcerias, que pagam durante alguns meses as necessidades dos atores locais que se encontram posicionados em instituições replicadas da europa, em instituições que não conseguem mobilizar recursos, em estados frágeis em situações de volatilidade, os projetos acabam, os meninos vao-se embora e sao substituídos por outros meninos, ppr outros projetos, que se replicam a si mesmos.

E eis que os Europeus teimam em não entender África.

Serie Crónica da Guiné XXIX

Por Pedro Pereira Leite

Dinamizador do Museu Educação Global e Diversidade Cultural
Museu Afro Digital - Portugal.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.