O anjo branco

Estes postais estão com conteudos um tanto escatologicos. Mas a escrita dum diário tem destas coisas. Uma bez o olhar fixa se num determinado tipo de coisas, outras vezes noutras, balançando ao ritmo das diferentes jornadas.

Vem o título “Anjo Branco” a propósito dos tais meninos que na ansia de se encontrarem com as comunidades acabam por participar em atividades que se reconheçam. Há, grosso modo, dois tipos de pessoas expatriadas. As que ae encerram nas suas redomas, contando os dias que passam; e aqueloutro que aproveita o tempo e o espaço, ainda que nele inscreva a diferença.

A história e narra se numa forma simples. Estavamos ao fim da tarde debaixo duma mangueira, em amena cavaqueira, dando uma charlas. Quando a Carol conta a sua historia; Havia chegado à pouco tempo à Guiné. Procurava aproximar se à comunidade. Seguio os passos reconhecidos, e vai juntar se ao coro da paróquia..Isto apesar de não ser dotada para as cantorias, acabando por mais fazer play back para evitar contaminar as poderosas vozes femininas.

O coro corria com regularidade, eis quando o padre pede volintarios para fazer um presépio vivi. Voluntária acaba por lhe caber o papel de “anjo branco”.

Fiqueium bocado sismado na imagem dum presépio vivo, ondr no fundo da cene sobressaia, na sua alvura um anjo.

Veio me a memória o filme de Wenders. Essa diálogo civilizacional tomado no alto do muro de Berlim, num mundo que ruia a leste, submerso pelo potencial de acumulação desenfreada de emoções. Ha quem diga que esse mundo está condenado. Talvez resista ou se transforme. Mas essa imagem de Anjo Branco não me tem deixado ao longo do dia de hoje, a ponto de sobre ele me rir debaixo duma mangueira.

Nao ha duvidas somos anjos brancos que testemunham o fim de un determinado tempo.

Série Crónica da Guiné XXVIII