Tiná Silá mulher africana (Crónica da Guiné XXII)

Dia 30 de janeiro há tolerância de ponto para as mulheres guinenses. Foi neste dia que Tina Sila, combatente do PAIGC , que morreu em combate em 1973, quando atravessava o rio Farim, no norte da Guiné.

A questão esta pouco reconhecida na sociedade. A tolerância de ponto e isso mesmo, uma tolerância, que é muitas vezes arrumada para a sexta-feira, num questão de conveniência.

As ONG que estão no terreno ppdiam ser um elemento que valoriza se a presença e o contributo da mulher guinense na sociedade. Sao elas que trabalham a terra, sao elas que dao há luz. Sao elas que cuidam das crianças.

Esta data podia ser mais do que um simples incomodo de quebra de trabalho e ser usado para algo mais relevante.