Categorias
Sem categoria

Sintadu i ka djuntu ku djungutudu (Crónica da Guiné XVI)

De regressso a Bissau, dia 23 de janeiro, dia em que nos idos de 1963, o PAIGC inicia a Luta de Libertação Nacional, Portugal conhecida como Guerra Colonial. Nao e certo que seja feriado, mas ninguém trabalha. A Praça esta deserta enquanto ne mercado do Badim se mercandeja.

Passo indolentemento pelo novo jardim do N’ Batonha, um presente da cooperação portuguesa a cidade de Bissau. Trata-duma area lagunar, provavelmente rescicios dum antigo terrafe, certamente açorado como era vulgar noas anos 30. Agora está bem bonitinho. Com desenho de arquiteto, explicações sobre a importância das zonas humidas, da água, das alteracoes climáticas, da fauna e flora local. Enfim valorização imobiliária da envolvente e mosquitos na estação das chuvas.

Curiosamente, saindo da praca, na fachada do hotel Ancor, um mural. Paro para tirar a fotografia da praxe. Melhor um silar com uma representação africana.

Um guinense ja idoso, amigavelemte corre para mim e fala” sintadu i ka djunto ku djungutudu”. Saudo- o, um pouco apreensivo sobre a intenção. Os guinenses são amigáveis, mas nós europeus brancos, vacilamos com as familiaridade excessivas de estranhos na rua. Diz me então tu português. Estás cá sentado ou de cócoras. E que estar sentado não e o mesmo que estar de cócoras.

Descodificada a conversa, lá o convenci sobre a minha estada. La me explicou que o painel era do pintor guineense Augusto Trigo e la me contou a história do pintor e dos seus desenhos.

Afinal são bem curtos os lacos da memória. Estava longe de pensar encontrar o deaenhador da minha juventude, dos deßnhos do mundo de aventuras numa.rua de Bissao. Ao lado uma ponposa intervencao de requalificaco urbana. Estranha valorização do património local.

Por Pedro Pereira Leite

Dinamizador do Museu Educação Global e Diversidade Cultural
Museu Afro Digital - Portugal.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.