Museu Etnográfico de Bissau (Cronica da Guiné VIII)

Ao setimo dia em Bissau visitei o Museu Etnográfico da Guiné. Criado no tempo colonial, principalmente com estatuária de madeira sos povos nadau, passou por diversas vicissitudes. Apos a independência, foi feita uma mostra do espólio na Nigéria que não voltou. Na guerra civil, o edifício albergou o ministerio do interior e da peças foram para a universidade Amílcar Cabral.

Albano Mendes, o diretor manifestou preocupações sobre o futuro. Acompanhou nos na visita pelas duas slas do museu. Ha falta de conservação, falta de inventarios, falta de documentação. Tem problemas na area dos audio-visuais. Na Guiné nao formação na área do património.

Museus na Guiné: Museu Militar, Museu Etnográfico, Memorial de Cacheu. Museu de Bafafá. Museu de Guleji e Eco-museu de Tombali. Parque Nacional.

Roda dos Alimentos
Museu Etnográfico da Guiné