Adágio

A Lógica da Política

Lógica da Política

A lógica da política

Os grupos (em particular as classes sociais) são sempre, em parte, artefactos: são o produto de uma lógica de representação que permite a um indivíduo biológico, ou a um pequeno número de indivíduos biológicos, secretário-geral ou comité central, papa e bispos, etc., falar em nome de todo um grupo, de fazer falar e marchar o grupo “como um só homem”, de fazer crer – e em primeiro lugar ao grupo que representam – que o grupo existe. (…) A lógica da política é a da magia ou, se se preferir, do feiticismo.” – Pierre Bourdieu, Desnudar os pilares do poder, entrevista com Didier Éribon, Libération, 19 octobre 1982 [tradução de Carlos Serra].