Poética da Autonomia

Como pensar o tempo presente. Conhecemos o passado? Conhecemos o presente? Somos capazes de traçar o futuro?

É certo que não é fácil conhecer o passado. De facto a História, enquanto disciplina tem-nos ajudado a compreender muito que que sucedeu na sociedade. Ajuda-nos a traçar um rumo desde os primitivos hominídeos. Está hoje estável a ideia da Diáspora a partir do vale do Riftt em África e os diversos encontros com outros hominídeos. As formas de organização social, cada vez mais complexa. A invenção do Fogo e da “Agricultura”. E emergência do Pensamento Simbólico e a criação da linguagem. A emergência da religião e da busca do paraíso perdido. A criação do Estado. A emergência e decadência dos grande impérios. Os grandes movimentos migratórios e a “criação” do mundo “uno”. A invenção da “máquina” e a emergência do método “Científico” de explicação da natureza, primeiro, e do social depois. É todo um conhecimento que tem sido construído em narrativas. Em processos que se explicam a si mesmos.

Mundo Ambientalmente Sustentável Socialmente Justo e uma humanidade feliz