Associativismo Diversidade Cultural

Aprendizagem Linear e Aprendizagem Expansiva

As aprendizagens lineares, tem como paradigma a aprendizagem do Livro. É uma aprendizagem do mundo conhecido. Parte da experiência vivenciada, integra no conhecimento humano existente, construindo a partir dele.

Por outro lado, as aprendizagens expansivas, trabalham no reino da probabilidade infinita, mobilizando a criatividade.

As teorias da aprendizagem expansiva, surge na Finlândia em 1987, integrando várias dimensões da psicologia, dos estudos de neurociência. Tendo por base aos trabalhos de psicologia de Vygotsky, Leontiev, Ilyenkov e Davydov, que distinguiam a o contributo da atividade histórico cultural para a aprendizagem (em paralelo com a estrutura biológica do cérbero).

Os estudos baseados nesta teoria orientam-se para seis linhas de pesquisa. A aprendizagem como transformação do objeto, A aprendizagem expansiva como movimento na zona de desenvolvimento proximal. A aprendizagem expansiva como ciclos de ações de aprendizagem. A aprendizagem expansiva como cruzamento de fronteiras e construção de redes. A aprendizagem expansiva como movimento distribuído e descontínuo e intervenções formativas.

As teorias da aprendizagem expansiva tem como objetivo entender como é que as aprendizagens se desenvolvem como processo ao longo da vida e ajudam os profissionais a gerar novas aprendizagens, incluindo as novas questões que a humanidade está a enfrentar. Por exemplo, o aquecimento global, a extinção biológica, o crescimento demográfico, a escassez de água potável, etc.

A teoria da aprendizagem expansiva forma-se a partir de análises de baixo para cima, e de fora para dentro, pensando as aprendizagens como redes de sistema de atividade e comunicação, interconectados com objetos compartilhados ou parcialmente e frequentemente contestados. Trata-se de objetos subjetivos que são analisados pela experiência sensorial, pela emoção, pela personificação, identidade e compromisso moral, através da metodologia da Intersubjetividade.

Bibliografia

Yrjö, Engeström, Annalisa, Sannino (2010). Studies of expansive learning: Foundations, findings and future challenges, in Educational Research Rview, Volume 5, Issue 1, 2010, Pages 1-24 .