Educação patrimonial Sem categoria

Jan Comenius e a didática

Jan Comenius e a didática

Jan Amos Komenský (em latim, Iohannes Amos Comenius  1592 –1670). Bispo da Morávia, educador e escritora do centro europeu modenro, desenvolveu a moderna didática – a  Česká didaktika (1682)  a sua obra pedagógica que ficará com o título de Didactica magna a partir de  638. Depois de uma vida atribulada na Morávia e Polónia, encontra abrigo em Amesterdão onde publica  amioria das suas obras. Em 1956, a Conferência Internacional da UNESCO em Nova Delhi (Índia) considera Comenius um dos pioneira das ideias que inspiraram a organização, o dialogo na diversidade.

A pedagogia de Comenius era fundamentalmente voltado para a chamadas artes liberais, (disciplinas dos homens livres compostas do Trivium (lógica, gramática, retórica) e o Quadrivium (aritmética, música, geometria, astronomia). Defendia esta plêiade de disciplinas, misturando os conteúdos de informação e o exercício do raciocínio critico. A didática de Comenius criticava a escolástica medieval, de ensino apenas a adultos, defendendo a educação das crianças e jovens. Separou a educação básica da educação superior. A didática defendia algumas práticas que já estavam em uso em algumas igrejas reformadas. Introduzia também o estudos das línguas clássicas e modernas. Foi um dos defensores da alfabetização de todas a população. Os seus trabalhos na Suécia, por exemplo, levaram a uma alfabetização total da população no século XIX.