Billets

Podem os museus portugueses ter uma estratégia?

Faz alguns dia que o meu ilustre colega Pedro Cardoso Pereira colocou neste liste um conjunto interessantes de questões a propósito da nova definição de Museu que irá ser discutida no próximo congresso do ICOM, a realizar na próxima semana em Kyoto, no Japão.

Interroga-se Pedro Pereira sobre a razão do silêncio dos portugueses na busca duma alternativa da nova definição de museu. Silêncio que a certa altura se constitui em dúvida sobre se é fundada sobre o medo ou sobre a incapacidade dos protagonistas lusos de assumirem uma discussão.

Tendo a concordar, embora triste, com este meu ilustre colega sobre a estranheza do silêncio da museologia lusófona nesta polémica. Um silêncio que se poderá considerar para efeito de análise, entre o alheamento puro e simples da questão, a incapacidade de formulação de alternativas, e o medo de agir.

Sobre o alheamento, conhecemos bem a tradição lusófona de discutir, de se exaltar e até assumir atos radicais sobre quem tem direito a usar a água do ribeiro que corre à porta de casa, deixando de lado a gestão da água do grande rio, embora por vezes a fúria das águas tudo leve. Uma boa parte dos nossos pensadores estarão pura e simplesmente alheados, alienados ou de fárias. Isto explicará uma parte do silêncio e do nosso fado.

Sobre a incapacidade de formulação de alternativas, conhecemos também a tradição, ou mesmo horror lusófono de reconhecer e enfrentar a mudança. É bem conhecida e mesmo valorizada no meio a “arte de ser português” que privilegia o olhar sobre a pequena escala, sobre o detalhe onde se manifesta o todo. Há uma longa tradição em resolver problemas ligando com arame as engrenagens da máquina que a certa altura se queda na picada.

Sobre o medo de agir, é também conhecida o funcionamento da máquina administrativa lusófona, onde se entre por relações de parentesco, o que no tempo condiciona todo o percurso. O sucesso nos museus portugueses continua a ser medido pelo número de visitantes, o que como sabemos é um claro indicador da atração ao invés de pensar no seu contributo para a sociedade.

Enfrentar águas revoltas dá sempre um grande enjoo. Embora a clamaria não nos faça sair do lugar, é sempre mais segura.

Como sabemos as alterações climáticas estão a produzir uma alteração das marés. Já não existem lugares de clamaria.

Será portanto necessário primeiramente reconhecer a tal mudança do património. Questão que suspeito, tal como este meu ilustre colega sugere, só será resolvida com outra geração.

Uma resposta em “Podem os museus portugueses ter uma estratégia?”

Agradeço ao Professor Pedro Pereira Leite, meu Amigo, a referência. Também concordo com as suas formulações, relativas aos caminhos a seguir. E permito-me acrescentar duas achegas. A primeira, tem a ver com o excesso de emoção, de afetividade, e de individualismo que caracteriza a(s) Cultura(s) Lusófona(s). Essa aparente fraqueza será uma vantagem se toda essa energia criadora e impulsionadora puder ser guiada e congregada através do “sentido de Projeto” (porque senão, essa força dilui-se sem contribuir para criar Diversidade e Inovação). A segunda, tem também a ver com o desperdício das vantagens desse excesso de emoção/afetividade se não for guiado por um Projeto. Refiro-me a que as soluções nunca estão nas «organizações/sistemas/países/empresas» (esses entes abstractos que nunca choram nem procriam) mas nas «Pessoas». Há uns dias entrevistaram um israelita e um palestiniano que trabalham juntos, o jornalista de um dos mais prestigiados jornais do mundo estava admirado por conseguirem trabalhar juntos. A resposta de ambos foi a mesma: “A Paz? A paz só as pessoas a conseguirão fazer, nunca os países e as instituições”. Serão as Pessoas, e nunca o ICOM enquanto organização, que conseguirá a tal “(re)Definição”. E esse excesso de emoção/afetividade, esse impulso para a não submissão, essa força criadora da Diversidade (tal como é a Natureza e o Universo, e, já agora, também, a Amazónia) que caracterizam as Culturas Lusófonas, estou convicto, trariam um contributo relevante à Definição de Museu que o mundo procura em Kyoto.

Curtir