Associativismo

O Novo Conceito de Museu

Os museus são espaços de democratização, inclusivos e polifónicos para promover um diálogo crítico sobre o passado e o futuro. Reconhecem e abordam os conflitos e desafios do presente, mantêm objetos e espécimes para uso seguro da sociedade, salvaguardam a diversidade das memórias para as gerações futuras e garantem direitos e acesso iguais do património para todas as pessoas.

Os museus não são lucrativos. Eles espaço participativos e transparentes, trabalham em parceria ativa com e para diversas comunidades para coligir, preservar, pesquisar, interpretar, exibir e melhorar a compreensão do mundo, visando contribuir para a dignidade humana e justiça social, igualdade global e bem-estar planetário.

Para mais informações sobre o processo, visite: https://icom.museum/en/activities/standards-guidelines/museum-definition/