Categorias
Educação patrimonial

Educação para a Arte

Cada comunidade dispõe de um conjunto de saberes e de experiências de usa para resolver os seus problemas de sobrevivência e usufruto da natureza (ambiente). No seu sentido geral a educação é um processo de troca dos saberes e experiencias, em regras das gerações mais velhas para as mais novas, influenciadas pelas relações e condições com o meio ambiente e com a formação social, onde se gera uma mudança comportamental nos indivíduos e grupos, para assegurar a sua reprodução.

As discussões sobre os princípios e a filosofia de educação radicam em grande medida na tensão entre reprodução social e inovação social. Segundo umas perspetivas, vistas como tradicionalistas, função educativa situa-se no âmbito da reprodução social, para as novas gerações, e para o caso das perspetivas geracionais como processo ou técnica de correção de desvios ou práticas éticas desadequadas duma dana sociedade, num dado tempo. Segundo outras preceptivas, mais voltadas para a inovação e transformação social, a função da educação é de um laboratório de transformação social. Partindo dos princípios do essencialismo da “natureza humana” (naturalmente boa) e da maximação das vantagens (principio da solidariedade), a concretização dum ideal social, implica desenvolver condições para que cada individuo, em liberdade, desenvolva o seu potencial criativo.

AA discussão sobre a Educação pela Arte teve origem na Alemanha e na Inglaterra após o final da segunda guerra mundial, onde a cultura de paz se afirma como um desígnio e a arte como um dos seus instrumentos, por cultivar o belo e a criatividade do ser humanos. São conceitos desenvolvidos por Herbert Read e Viktor Lowenfelt, com base na mobilização das emoções de cada um, procurando a criatividade e a imaginação da personalidade de cada um, como expressão das singularidades e na sua criação de laços grupais.

Por Pedro Pereira Leite

Dinamizador do Museu Educação Global e Diversidade Cultural
Museu Afro Digital - Portugal.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.