Educação patrimonial

Francisco Ferrer (1859-1909). A formação libertária integral

Francisco Ferrer i Guardia foi um pensador e pedagogo anarquista catalão, considerado como um dos criadores da Escola Moderna (1901), um projeto prático de pedagogia libertária. Envolvodo nos processo de proclamação da república, exila-se em França no início do século XX, onde desenvolve os conceitos da sua escola Moderna. Sempre envolvido na luta política Ferrer será executado em Barcelona em 1909.

Na sua ação educativo o método proposto, que será posteriormente desenvolvido, incluía o respeito pela pessoas do aluno e das suas relações no grupo, Desenvolveu um ensino baseado na ciência prática e defendeu escolas mistas, para criação de princípios de igualde.

Ferrer defendia a responsabilidade na ação e recusa a ideia de neutralidade da ciência, que afirma é sempre um instrumento de poder.