Diversidade Cultural Educação patrimonial

Herbert Read (1893-1968) A Educação pela Arte

Herbert Read foi um poeta anarquista e crítico de arte e de literatura britânico. É normalmente referido como uma dos primeiros escritores que chama a atenção para o potencial criativo da arte.

Depois de ter participado na primeira guerra mundial, desenvolve várias atividades de curadoria no Victoria & Albert Museum, em Londres. Em 1931 e 1932 lecionou na Universidade de Edimburgo. De 1933 a 1939, foi editor da revista Burlington Magazine.

Crítico dos mais conceituados entre as décadas de 1930 e 1950, e expoente do movimento de educação pela arte, Herbert Read impôs-se por seu espírito democrático e humanístico, tanto no campo da estética quanto em pedagogia, sociologia e filosofia política.

Entre seus ensaios, destacam-se O significado da arte (1931), A forma na poesia moderna (1932) e Educação pela arte (1943.

Para Read a arte deveria ser a base da Educação, sendo necessário criar modelos educativos que permitam o desenvolvimento das expressões estéticas da descoberta do mundo. É a descoberta que estimula as potencialidades do indivíduo e o desenvolvimento da criatividade.