Alexander Neill ( 1883 – 1973) A Pedagogia do afeto

Alexander Sutherland Neill  foi um educador e escritor escocês, fundador da escola Summerhill, onde se defendia a liberdade das crianças na educação escolar. Foi também um dos pioneiros dos processos de democrática nas escolas.

Crítico das visões cientificistas do positivismo cartesiano e da exaltação dos métodos de aprendizagem, propunha como alternativa dar valor à sensibilidade e ao afeto, que gera felicidade e motiva as aprendizagens.

Em 1921, na sequência de várias experiencia, funda a Summerhill School. Na teoria educacional nota-se a influência da psicologia de Reich que defendia a necessidade de criar felicidade nas crianças para que elas se sintam em liberdade. O modelo de aprendizagem está assente na liberdade e responsabilidade

O método tinha várias convergências com algumas teorias de mudança educacional, como por exemplo a Escola Nova, mas que acusava de não levar em linha de conta a necessidade de mudança social. Proponha em alternativa ao desenvolvimento cognitivo a o desenvolvimento das sensações e afetos.

O modelo educativo não obriga à frequência de aulas curriculares. Cada aluno deverá escolher, entre as aulas que decorrem, aquelas que lhe interessa mais, ou desenvolver trabalho autónomo. Essa ambiente de liberdade e responsabilidade permitira consolidar o desenvolvimento de aprendizagens necessárias e relevantes.

Obras

NEILL, A. S. (1945) Liberdade, Escola, Amor e Juventude. (Hearts Not Heads in the School). 1ª edição (1967) São Paulo: IBRASA).

NEILL, A. S. (1960) Liberdade sem medo. 1ª edição (1963) São Paulo: IBRASA,

NEILL, A. S. (1966) Liberdade sem Excesso. (Freedom – Not License!). 1ª edição (1966) São Paulo: IBRASA.

Publicado por Pedro Pereira Leite

Dinamizador do Museu Educação Global e Diversidade Cultural Museu Afro Digital - Portugal. Museu da Autonomia.

Um comentário em “Alexander Neill ( 1883 – 1973) A Pedagogia do afeto

1. Conheci a teoria de Neill desde 1968 qdo era estudante. Em muitos momentos como professora de Educação Infantil.apliquei parte de sua visão pedagógica.
    Hoje sou psicomotricista e trabalhamos c.a visão do corpo e sua expressão , ecomendo a quem não conhece Summerhill e Neill que leiam um pouco.

Curtido por 1 pessoa