Adágio Diversidade Cultural Sem categoria

Emma Goldman – A activista Libertaria

Emma Goldman nasceu em Kaunas, na Lituânia em 1869 e faleceu em Toronto em 1940). Foi uma importante ativista libertaria, relevante para o desenvolvimento da teoria libertária nos Estados Unidos no início do século XX. Atuava através a ações de demonstração política, conferencias e escritos sobre as questões sociais da condição feminina e da política libertária.

Em 1885 emigra de Konos (ná época parte do Império Russo) para os Estado Unidos, de onde será deportada em 1918 para a Rússia Soviética.

Nos Estado Unidos faz parte do movimento libertário, onde participa nas várias lutas sindicais e colabora com a imprensa da época defendendo a emancipação feminina e os direitos sindicais.

Em 1918, na sequência de várias lutas operária, juntamente com centenas de ativistas, é deportada para a então União Soviética, onde nos tempos iniciais adere à revolução liderada pelos bolcheviques. Após a sua adesão inicial aos sovietes, rapidamente se distancia, manifestando-se contrária ao uso da violência à manipulação da liberdade de ação dos lideres sindicais.

Desiludida com a Revolução Russa, emigra para a Alemanha e Inglaterra, onde em 1923 escreve uma série de artigos sobre a experiencia na sua experiencia na russia soviética, mais tarde publicados em dois livros “A Minha Desilusão na Rússia (My Disillusionment in Russia). Acabou por se radicar no Canadá onde virá a morrer em 1940, onde esceve a sua autobiografia “Vivendo Minha Vida” (Living My Life)

Mulher rebelde e livre pensadora, já com 60 anos desloca-se a Espanha em 1936 para apoiar a revolução libertária na Catalunha.