Educação patrimonial

Enrique Dussel (1934) e a Filosofia da Libertação

Dussel é um filósofo argentino radicado desde 1975 no México. Um dos teóricos da “Filosofia da libertação” e defende a necessidade de desenvolver um pensamento latino-americano em geral.

Têm vários trabalhos no campo do pensamento crítico. A sua teoria dos discursos defende a necessidade de reconhecimento da comunidade de comunicação. Nessa comunidade é necessário distinguir entre a vida e o discurso. O discurso sem a vida não tem qualquer significado. Por isso defende que os discursos na América são simultaneamente fundamentação e aplicação (retórica e vida) separando-se dos discursos eurocêntricos que apenas se constituem como fundamentação. É uma das vozes critica do domínio ético e histórico da ocidentalidade globalizante.

Dussel, Enrique (1977). A Filosofia da Libertação. São paulo

Clique para acessar o 29.Filosofia_da_libertacao.pdf