Educação patrimonial

Carl Rogers (1902 –1987) e a Educação para a Paz

Psicólogo americano desenvolveu uma abordagem centrada na dignidade humana. A sua abordagem psicoterapeuta envole a criação dum processo relacional com os seus pacientes. Procura ultrapassar a ideia de hierarquia nas relações e parte da criação de laços de confiança. Rogers defende que há três condições básicas e simultâneas que ocorrem no relacionamento entre pessoas para que o núcleo de relação seja positivo: a consideração positiva incondicional; a empatia e a congruência.

A relação pedagógica é também uma relação entre os professor e os alunos onde e necessário ter consideração positiva incondicional, para entender a pessoa como ela é, receber e aceitar o seu contributo, sendo necessário expressar uma consideração positiva por ela sempre que eela está e é. A empatia na relação pedagógica consiste na capacidade de se colocar no lugar do outro, ver o mundo através dos olhos dele e procurar sentir como ele sente; e finalmente a congruência é a coerência interna da açõa do professor.

Um dos pilares da abordagem centrada na pessoa no processo terapêutico ou na pedagogia para a paz, é a necessidade de desenvolver um processo de amadurecimento do professor, que ao invés de absorver mecanicamente uma técnica, deve agir com naturalidade e espontaneidade. A proposta de Rogers é eficaz como instrumento de aperfeiçoamento da condição humana em qualquer tipo de relacionamento, tais como: na educação entre professor e aluno, no trabalho, na família, nas relações interpessoais em geral.

Uma resposta em “Carl Rogers (1902 –1987) e a Educação para a Paz”