Categorias
Educação patrimonial

Catherine Walsh e a Pedagogia Decolonial

Catherine Walsh é conhecida como pedagoga da decolonialidade.

O pensamento e a prática de Decolonialidade questiona a centralidade do pensamento hegemónico eurocêntrico (modernismo, pós-modernismo, teoria crítica, Estudos Pós-coloniais) e inicia uma crítica ao pensamento hegemónico de matriz eurocêntrico enfrentando o desafio de pensar a parti de outros sujeitos, de outros lugares (margens e fronteiras) e outras concepções do mundo.

Questiona os neomarxistas (ecosocialismo) e os limites do pós-modernismo ancorado na centralidade eurocêntrica.

Propões “Decolonizar” a produção intelectual a partir da sua margem e das fronteiras. Como decoloniazr o pensamento e como adicionar a contribuição dos movimentos sociais, sobretudo os movimentos indigenas e afrodescendentes. Como usar o pensamento e as práticas para criar uma utopia decolonial com poder.

Em “On decoloniality” (2018) Katerine Wlash e Walter Mingnolo desenvolvem os princípios do conceitos de Decolonialidade. Partem da análise da matriz de dominação colonial que se alicerça no desenvolvimento do poder sobre os corpos e e sobre espaço. Esta é sempre uma relação de violência (sobre os coprpos e sobre os saberes) que tem como origem o racismo e os colonialismos. No colonialismo verifica-se uma usurpação do espaço pela violência seguindo da delimitação da propriedade, impondo um modelo de organização de relações de violência (sobre o trabalho, sobre o corpo).

A Educação Decolonial ou a pedagogia decolonial parte do entrelaçamento entre a teoria pedagógica para a autonomia do ser através da consciência de si e dos outros em contexto, com as práticas pedagógica emancipatórias que se baseiam nas histórias locais de vida e nas perspetivas de luta social pela afirmação de direitos e da dignidade humans.

O dinamismo conceptual e analítico das formas decoloniais de viver e pensar, bem como a força criativa de resistência e re-existência, implicam uma desvinculação da matriz colonial de poder e seus “universais” da modernidade ocidental e do capitalismo global, e se envolve com argumentos e lutas por dignidade e vida contra a morte, destruição e desespero civilizacional.

Tabalhos de Catrine Walsh

  • Interculturalidad, Estado, sociedad. Luchas (de)coloniales de nuestra época , OTROS , Quito , Universidad Andina Simón Bolívar / Abya-Yala , 2009 , 254 p. , formato: 21 x 15 cm , ISBN: 978-9978-22-809-8
  • Estudios culturales latinoamericanos: retos desde y sobre la región andina , OTROS , Quito , Universidad Andina Simón Bolívar / Abya-Yala , 2003 , 326 p. , formato: 15 x 21 cm , ISBN: 978-9978-19-050-0
  • Pensamiento crítico y matriz (de)colonial: reflexiones latinoamericanas , OTROS , Quito , Universidad Andina Simón Bolívar / Abya-Yala , 2005 , 302 p. , formato: 15 x 21 cm , ISBN: 9978-19-103-8
  • Indisciplinar las ciencias sociales. Geopolíticas del conocimiento y colonialidad del poder: perspectivas desde lo andino , OTROS , Quito , Universidad Andina Simón Bolívar / Abya-Yala , 2002 , 248 p. , formato: 15 x 21 cm , ISBN: 9978-19-042-2
  • Lo pedagógico y lo decolonial: Entretejiendo caminos, Querétaro, México: En cortito que’s pa’ largo, 2014. 
  • Sin garantías. Trayectorias y problemáticas en estudios culturales. Stuart Hall, E. Retrepo, C.Walsh, V. Vich (edits.), segunda edición ampliada, Popayán, Universidad de Cauca y Envión, 2014. ISBN: 978-9587-32-148-7.
  • Pedagogías decoloniales. Prácticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)vivir. Tomo I  (editora), Quito, Abya-Yala, 2013. ISBN: 978-9942-09-169-7.
  • Interculturalidad crítica y (de)colonialidad. Ensayos desde Abya Yala, Quito, Abya-Yala/Instituto Científico de Culturas Indígenas, 2012. ISBN: 978-9942-09-122-2.

Construyendo interculturalidad critica (con J. Viaña y L. Tapia

Por Pedro Pereira Leite

Dinamizador do Museu Educação Global e Diversidade Cultural
Museu Afro Digital - Portugal.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.