Educação patrimonial

Rudolf Steiner (1861-1925 ) e a pedagogia Waldorf

Rudolf Steiner é o criador do método pedagógico Waldrof, que implica a ligação entre a pedagogia, a agricultura biodinâmica, a medicina antroposófica e da euritimia. A sua ciência ou filosofia antroposófica, ou antroposofia foi a base do seu trabalho. A Pedagogia Waldorff procura desenvolver as aptidões naturais das crianças na sua relação com a natureza, valorizar as experiencias sensoriais dos primeiros anos de vida. Procura ainda encontrar um equilíbrio entre os ritmos de vida e os ritmos da natureza

Na pedagogia Waldorfe procura-se trabalhar conhecimentos relevantes em ligação com natureza. Por exemplo modelar cera, costurar panos coloridos, amassar e cozer pão, trabalhar com materiais naturais, como troncos de madeira, conchas e cortiça, ou tratar da horta e do jardim. Estas atividades procuram desenvolver os sentidos das crianças, estimular a sua imaginação, dar vitalidade e a alegria de viver, apostando sempre numa maior ligação e respeito pela Natureza.