Educação patrimonial

William Kilpatrick (1871 – 1965) O método do Projeto

Kilpatrick, pedagogo americano, é considerado o mentor da metodologia de projeto, através da proposta de desenvolvimento de trabalhos integrados com Projetos. Discípulo de Dewey em Colúmbia, prossegue e desenvolve o seu trabalho no campo da educação democrática, marcando a segunda metade do século XX através da proposta de trabalho integrado com Projetos;

A sua Filosofia da educação está baseada no Método de Projeto para a Educação Infantil, visto como uma pedagogia progressiva, que organiza as atividades curriculares na sala de aula em volta de um tema central ou objetivo pedagógico.

No método de projeto o professor é um “mediador” em oposição da figura autoritária do professor tradicional. No método de projeto procura-se que cada criança crie a sua autonomia e desenvolva os seus percursos de aprendizagem através da experiencia dos diversos sentidos naturais e da exploração do mundo que o rodeia. No método de projeto rejeita-se o trabalho de memorização e os espaços educativos formatados (sobretudo com a disposição de mesas em filas ordenadas)

Kilpatrick desenvolveu o seu método através de 4 grupos de projeto:

• a construção (como escrever uma peça)
  • a diversão (como experimentar um concerto),
  • a problematização(por exemplo, discutir um problema social complexo como pobreza)
  • e a aprendizagem de técnicas específica (que exige um empenho pessoal, seja no desporto, seja na música, seja em qualquer outra atividade.