Categorias
Educação patrimonial

Adolfo Ferrière (1879 -1960) e a Escola Nova

Adolphe Ferrière pedagogo suíço ligado ao Movimento da Escola Nova, habitualmente considerado como uma dos seus criadores e uma das suas referências teóricas.

Ferrière parte duma crítica à educação tradicional, feita de normas morais através de processo de repetição e memorização, defendendo a liberdade de procurar questões relevantes e sobre elas desenvolver um pensamento reflexivo. Centrado no ser humano, a proposta pedagógica parte da exploração do ambiente vivenciados para sobre ele refletir. O método procura desenvolver a consciência sobre liberdade, acreditando que através do trabalho escolar os alunos, debaixo da supervisão do professor, vão progressivamente alcaçando autonomia, disciplina e hábitos de trabalho.

Em 1899 cria o Bureau International d´Éducation Nouvelle (1899) e, juntamente com Pierre Bovet e Edouard Claparède, do Institut Jean Jacques Rousseau (1912). Em 1915 publica o 30 ponto da “Educação Nova”

O modelo educativo proposta assente no pressuposto que a educação deve desenvolver o potencial da infância em ambiente de liberdade. A Escola Nova ou ativa é fundada com base no respeito dos interesse e necessidades de desenvolvimento da criança, propondo-se criar confiança e autenticidade no seu envolvimento na ação educativa.

O Professor Novo devia ter como papel saber observar as crianças, compreender o seu desenvolvimento, desenvolver a autonomia e a responsabilidade para cada criança se possa desenvolver ao seu ritmo.

Ver International Bureau of Education

https://en.wikipedia.org/wiki/International_Bureau_of_Education

Por Pedro Pereira Leite

Dinamizador do Museu Educação Global e Diversidade Cultural
Museu Afro Digital - Portugal.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.