Educação patrimonial

Maria Montessori (1870 – 1952) e a pedagogia dos problemas

Maria Montessori, médica (foi a primeira mulher formada em medicina em Itália) desenvolveu um método pedagógico conhecido como Método Montessori.

Após a sua formação, foi designada para trabalhar com crianças na ala psiquiátrica do hospital, onde inicia as suas observações sobre crianças com necessidades especiais. A observação sobe as atividades das crianças e a sua preocupação com as crianças abandonadas, levou-a a desenvolver o seu método educativo e a criar a “Casa dei Bambini”, (1909) onde desenvolvia trabalho com “guias” adultos responsáveis pelo acompanhamento das atividades escolares.

Maria de Montessori

Ativista pela paz e pelos direitos da mulher, o método que cria parte da premissa que todos os seres humanos nascem com um potencial. Cabe aos adultos ajudar as crianças a desenvolver o seu potencial. Chama a esse potencial o “segredo da criança”. O adulto deve seguir esse segredo, com base nos princípios da ordem, liberdade de movimento, com base na língua materna, num a ambiente adequado. A liberdade de cada um deve ser limitado pelas regras da disciplina. As disciplinas que a criança deve ter acesso, devem permitir-lhe o desenvolvimento das relações sociais, o desenvolvimento das suas capacidades através da observação, da música e das artes. O seu método implica conciliar o princípio da liberdade com a responsabilidade. As atividades de aprendizagem devem desenvolver-se em espaços adequados e através de materiais didáticos adequados que permitam a resolução de problemas.

Para a metodologia de projeto, destaca-se o contributo de Montessori para a prática de resolução de problemas.