Educação patrimonial

Jean-Ovide Decroly (1871 – 1932) e os Centros de Recursos

Decroly foi um médico, psicólogo, professor e pedagogo belga que se destacou por criar os Centros de Interesses”.

É conhecido por ter sido um pedagogo que desenvolveu a relação entre a pedagogia e a psicologia através da pratica (foi também pioneira de psicologia experimental).

Desenvolveu um método de pedagógico (método Decroly) que parte da observação (diagnóstico) das crianças num ambiente de brincadeira, propondo atividades com base nas motivações encontradas, que as direcionassem para o desenvolvimento das suas personalidades, capacidade e potencial humano. Educar para a vida através da vida é a palavra-chave da sua proposta.

Decroly parte da constatação que interesse básico para a aprendizagem duma criança partir do reconhecimento dos seus interesses. A partir dos interesse da criança (o despertar da curiosidade), cada criança estava apta a desenvolver aprendizagens de maneira espontânea através da observação, associação e expressão. Acreditava que aprendizagens ocorreriam de maneira espontânea pelo contacto com o meio, de onde proviriam estímulos que para onde as crianças direcionariam suas questões.

A teoria educacional de Decroly deriva da integração de três ciências: biologia, sociologia e filosofia. A sua conceção de educação está baseada na realidade concreta vivida pelas crianças, o que potencia a ação com base no compromisso com os outros. A teoria Decroly está baseada o ideia de inteligência social.